sábado, 6 de novembro de 2010

Que se lixem os direitos humanos, o que importa são os negócios


Que a República Popular da China não respeite os direitos humanos é coisa que não interessa nada à corte lusitana que por estes dias se perfilará para o beija-mão a Hu Jintao.

A visita de dois dias do presidente da República Popular da China é apenas uma oportunidade para fazer negócios, bons negócios de "elevado interesse nacional". De Cavaco Silva a José Sócrates, dos banqueiros aos empresários, todos estão interessados nos abundantes capitais chineses.

Fala-se da possibilidade da compra de dívida soberana portuguesa pela China, da aquisição de parte de um banco, do reforço da balança comercial entre os dois países, fala-se de dinheiro, de muito dinheiro... E no meio de tudo isto, a questão dos direitos humanos nem terá direito a uma breve nota de rodapé...

O silêncio dos governantes portugueses, tal como o dos seus congéneres da UE (do mundo?), é comprado nestas visitas de estado - uma ditadura é uma ditadura, mas uma ditadura com dinheiro é uma quase democracia...

Nestes dias de vergonhoso beija-mão, resta-nos saudar a posição do Bloco de Esquerda, que sustenta desta forma a sua ausência da cerimónia agendada para o parlamento: "Somos muito críticos em relação ao regime chinês. Seria muito hipócrita estarmos a aplaudir ou a participar em banquetes com o representante de um regime político que despreza o direito de greve, o direito de opinião e de liberdade de imprensa".

O dinheiro compra muitas consciências, mas nunca conseguirá comprá-las todas...



8 comentários:

  1. O trabalho escravo já todos defendem, menos os escravos...
    Séc. XIX?
    Charles Dickens?

    ResponderEliminar
  2. Sabe, não me posso opor nem a uma linha do que escreveu.
    Eu aliás, desde o massacre de Tiannanmen, que não tenho em boa conta o regime chinês. Nem a multidão dos seus condenados à morte.

    Mas quero dizer-lhe uma coisa sobre os denominados direitos humanos. É que esses direitos não nos foram dados por "deus" nem estão acima da Humanidade. Eles são uma criação da Humanidade, ou melhor, de uma parte a humanidade quando esta criou condições para os aplicar. Ou será que pensa que os séculos e séculos que a humanidade viveu sem esses direitos o planeta Terra era habitado por humanos que eram desumanos?!
    Com isto quero dizer-lhe apenas que não me repugna aceitar regimes que entendam ainda não terem condições para aplicar na sua totalidade a convenção dos direitos humanos, se for essa apenas a objecção a fazer-lhes.

    E afinal quem respeita esses direitos humanos? Ninguém, quando tal lhes convém. Eles tornaram-se apenas numa arma de arremesso de uns países contra os outros e vice-versa apoiados pela respectiva mídia. Respeitam-nos os israelitas? Os USA com Guantanamo, Abu-Gahib, etc? Os britânicos no Iraque? Os sérvios no massacre cujo nome não recordo? Grande parte dos países árabes relativamente à sua população? E muitos etc. se seguiriam.

    Se só fossemos ter relações com quem respeita os direitos humanos ficaríamos sozinhos, talvez não orgulhosamente.

    Ao Bloco de Esquerda é fácil tomar essas atitudes. Ele não tem responsabilidades e dessas atitudes não virão quaisquer consequências.

    Continuo a abominar o crime sobre os jovens de Tiannanmen

    Zagalo

    ResponderEliminar
  3. Viva o direito do mais forte à liberde!
    Quem o lê parece que há um destino a que não podemos fugir...
    Spartacos, "os bárbaros" e os "sans cullottes" não acharam assim!
    A guilhotina da Revolução francesa ainda me parece uma grande invenção para quem não suporta mais a humilhação e a fome!
    Com o Campo Pequeno aqui tão perto, não se percebe porque temos que aguentar os abusadores...
    Não lutamos sécs para aturar especuladores financeiros...
    Enforcar o último banqueiro nas tripas do último tecnocrata é o unico sonho que me mantem vivo!

    ResponderEliminar
  4. A lumpenburguesia portuguesa não merece uma garraiada!
    Porque não uma tourada à espanhola como tanto gostam...
    Mesmo "ao sol" o povo aplaudiria de pé a morte dos que "nunca apertam o cinto"...

    ResponderEliminar
  5. "Ao Bloco de Esquerda é fácil tomar essas atitudes. Ele não tem responsabilidades e dessas atitudes não virão quaisquer consequências."
    Estes comentários são de uma tristeza sem limites!
    Os tais da responsabilidade, do centrão e da dreita, levaram-nos ao buracão em que estamos...
    QUE RESPONSABILIDADE, QUE SENTIDO DE ESTADO!
    Parece um comentário, de um ex-ministro das finanças, que agora nos palpites, faria muito melhor..Ouse não votar nos mesmos!

    ResponderEliminar
  6. Qual será a patologia de Sócrates e Coelho?

    Miúdos narcisistas com necessidades educativas especiais ou autistas a precisarem da apoio mais profundo?

    E nós?!

    Quando ultrapassaremos o sado-masoquismo salazarista?
    É assim tão didicil ser gente?

    ResponderEliminar
  7. Eu, que ouso e assino, digo ao Anónimo:
    Eu NUNCA votei neles.

    Zagalo

    ResponderEliminar
  8. essa ideia sobre os direitos humanos faz sentido - não foram dados por "deus"...bom saber ou pensar um pouco nas culturas, nas comunidades que vivem reguladas pela sua ancestralidade - direitos humanos? a sua humanidade não é global. E a nossa é? Para o crime, a atrocidade, a barbaridade em nome desses direitos humanos. Direitos humanos "protegidos" pelas NU, a grande falácia!
    Abominamos qualquer violência e arbitrariedade contra os seres e o planeta! E respeitamos o devir das culturas humanas, a sua individualidade (que o lado predador, mais feroz do planeta precisa de diluir no império global)
    FQ

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails