sábado, 26 de junho de 2010

(Re)descobrir o passado recente



Raramente o país se olha ao espelho e, quando o faz, poucas vezes gosta do reflexo que vê.
Temos medo da memória colectiva, dos "fantasmas" guardados nos armários, de tudo o que possa agitar a nossa "brandura social".
Abordamos a ditadura salazarista com pinças, branqueando-a, tornando-a "suave" quando comparada com outras além fronteiras.
Raramente revisitamos a guerra colonial, as suas consequências numa geração inteira quase não existem na nossa literatura e no cinema.
Temos um medo colectivo de enfrentar a realidade, de analisar as convulsões históricas, de interpretar o presente à luz de acontecimentos passados.
Não gostamos de confrontos ideológicos, de movimentações sociais, de radicalismos políticos, de assumir posições divergentes.
Preferimos a tepidez do silêncio e da negação.

É neste contexto que iniciativas como a do site da Associação Memoriando nos permitem (re)descobrir parte do nosso passado recente, sem receios de falta de distanciação temporal face aos acontecimentos e aos protagonistas.
Criado com o apoio do Instituto Internacional de História Social da Holanda, especializado em lutas sociais, o site documenta a história das Brigadas Revolucionárias (BR) e do Partido Revolucionário do Proletariado (PRP), disponibilizando informação e documentação cedidas pelos próprios intervenientes destes movimentos anti-fascistas.

Um site a explorar, sem preconceitos ideológicos.

6 comentários:

  1. No passado muito recente, ainda ninguém se perguntou da pseudo "honestidade" de Cavaco e das suas acções e da filha no BPN...
    "Explica sempre tudo tão bem" - explique-se...

    ResponderEliminar
  2. O Martelo além de vendedor de banha de cobra, está tolo e senil ou é só impressão minha?!...

    ResponderEliminar
  3. O Sócrates é tão "coitado", que até o controlo autoritário dos cidadõas com chips é, vejam só - "desenvolvimento tecnológico"...
    Que má leitura do Orwell!...
    Mas,
    não admira, quando se gosta tão pouco de Guernica...

    ResponderEliminar
  4. Sabes o que é que se aborda com pinças hoje em dia.....foi o que se passou(e o que se está a passar) pós 25 de Abril:
    -as FP-25 e a sua amnistia;
    -Conduta do PCP: ilegalização de partidos, COPCON, reforma agrária, assassínios, davam o cú a moscovo;
    -Descolonização: militares ordenados a disparar sobre os seus próprios conterrãneos, morte de muitos portugueses que tentavam sair à pressa....UM MILHAO DE DEPORTADOS;
    -Torrente de promoções nas altas patentes dos militares, de repente todos eram coronéis e generais;
    -PS dava o cú à CIA;
    -etc......

    Eu não sou Salazarista mas também não sou apoiante do regime de hoje em dia. O que eu sei é que Portugal é um país condenado, e não é seguramente com comunismos e socialismos que vamos dar a volta, já que estes têm culpas no cartório.

    Vejamos:
    -População a envelhecer para níveis preocupantes, o povo está moribundo, o governo está mais preocupado com o aborto e com o casamento homossexual do que em assegurar a sobrevivência a longo prazo do nosso povo;
    -Emigração está aos níveis dos anos 60;
    -Imigração está completamente descontrolada e desregrada, a nacionalidade é concedida avulso como se nada fosse, ninguém sabe verdadeiramente os números de legais e ilegais em Portugal, nem estão preocupados;
    -Endividamento público está quase para lá de uma possível recuperação;
    -Não temos as reservas de ouro que o Salazar tinha deixado, porque gastámos em sei lá o quê;
    -O povo tem (supostamente) qualificações mas não sabe a tabuada, não sabe fazer contas de dividir, não sabe escrever correctamente. Ou seja o facilitismo e o despesismo tomaram conta do ensino, onde a autoridade dos professores está completamente desacreditada e os alunos são passados administrativamente. Qualificações, só daquelas para inglês ver;
    -A agricultura está em morte lenta, e as pescas idem, à conta de uma política de subsidiação de abate imposta pela UE.
    -Não temos indústria digna desse nome, a que tínhamos chupou os subsídios e depois deslocalizou-se;
    -A insegurança e a impunidade dos criminosos é galopante e só vai piorar. As forças de segurança estão mal equipadas, mal pagas, desprotegidas pela lei, desmotivadas, mal geridas e às vezes até são corruptas.
    -A justiça é inexistente. É um sistema estagnado e oligárquico altamente dependente dos políticos, altamente corrupto onde manda a lei da cunha, do pagamento de luvas e do tráfico de influências. Criminosos apanhados em flagrante delito são muitas vezes libertados. Ninguém de alto perfil público é preso e condenado. O código penal português foi feito por fotografia para proteger as elites corruptas que tomaram o país de assalto após o 25 de Abril.
    -Culturalmente, a identidade e os costumes estão-se a perder, sem que seja feita coisa alguma para proteger o nosso património cultural.
    -No que toca ao trabalho/emprego, paralelamente à justiça, é a lei da cunha, do amiguismo, do nepotismo que manda, onde chega a haver secretárias na função pública a ganharem um salário de 1500 euros mensais. Palavras como competência, honestidade, talento, qualificações, excelência são completamente postas de lado. Isto resulta numa produtividade baixa característica em Portugal que é conhecida de todos.

    Que futuro tem este país??

    Ainda vêm pessoas a falar do Salazarismo? Mas andam loucos? Falem daquilo que se passa agora. Respondam-me sobre que futuro tem este país.

    ResponderEliminar
  5. Tanta análise para a demcracia!
    Onde está a tua análise do fascismo e do que se lá passava?
    As condições socias de que falas, não são as mesmas que levaram ao nazismo na alemanha...
    Tu podes gostar, EU NÃO!
    Estarei de certeza no outro lado!
    Basta é de chamar stalinistas ou "comunistas" a quem não é fascista!
    Democrata tu não serás...

    ResponderEliminar
  6. caro Nuno,
    Agradecemos o seu comentário mas, como terá reparado, a nossa visão do mundo não é certamente coincidente.
    A sua posição ideológica está bem expressa no seu comentário, a nossa está expressa nos posts deste blogue.

    Para que não lhe restem dúvidas:
    - Entre uma ditadura e uma democracia, preferiremos sempre a segunda.
    - Entre a Esquerda e a Direita, estaremos sempre do lado da primeira.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails