sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Quebrar silêncios – o Nobel da Paz de Liu Xiaobo



Há alguns anos atrás, antes da China se tornar uma potência económica, multiplicavam-se as vozes que denunciavam as repetidas violações dos direitos humanos naquele país.
Em 1989, o massacre cometido pelas autoridades chinesas contra os manifestantes da Praça Tiananmen provocou um coro internacional de protesto e indignação, unindo governos, organizações de direitos humanos e cidadãos anónimos de diversos quadrantes políticos.

Hoje em dia, tal como ficou demonstrado durante a realização dos Jogos Olímpicos, a generalidade das instituições e governos internacionais pactua silenciosamente com o regime chinês, sobrepondo os interesses económicos aos direitos humanos.
Este silêncio conivente, incompreensivelmente partilhado por alguma esquerda, apenas tem sido pontualmente quebrado por organizações de direitos humanos e por alguns activistas que, dentro e fora das fronteiras chinesas, se continuam a bater pela implementação de reformas democráticas no país.

É neste contexto que a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo adquire um significado simbólico particularmente importante.
Activista desde os protestos de Tiananmen, actualmente a cumprir uma nova pena de prisão, Liu Xiaobo é um dos principais protagonistas da luta pela introdução de reformas políticas, judiciais e sociais na China e um justo laureado com o Nobel da Paz.

Embora não acreditemos que o Nobel atribuído a Liu Xiaobo venha por si só provocar alterações no regime chinês, estamos convictos de que pelo menos servirá para reabrir o debate, a nível internacional, em torno da violação dos direitos humanos naquele país.
As autoridades chinesas poderão prosseguir com as prisões arbitrárias dos opositores ao regime, mas não conseguirão evitar o incómodo interno e externo que este Nobel lhes irá trazer, da mesma forma que não conseguirão silenciar todos aqueles que continuam a colocar a defesa intransigente dos direitos humanos à frente dos interesses económicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails