"O Inverno do Nosso Descontentamento", assinala a consagração do autor John Steinbeck como Prémio Nobel da Literatura em 1962. Oscar Silva
Embora este livro para mim não se compare ao seu fabuloso "As Vinhas da Ira" de 1939, mostra a sua categoria como um dos mais lidos escritores norte-americanos da actualidade.
O livro relata-nos a história do jovem Ethan Hawley, descendente de uma familia muito rica mas que ficou na ruina financeira. Ethan foi forçado a aceitar a humilde posição de balconista no armazém de um emigrante italiano com um passado desconhecido. Ethan fica constantemente dividido entre a sua vontade de ser integro e o chamamento da riqueza e da gloria que tiveram os seus antepassados.
Steinbeck faz-nos penetrar na amargura e na infelicidade do seu personagem, que questiona a sua relação com a esposa, filhos, patrão, clientes e amigos. Ethan começando por apresentar uma moralidade a toda a prova, vai-se transformando gradualmente, acabando por alcançar o sucesso fianceiro mas à custa de varios golpes de duvidosa moralidade.
John Steinbeck nasceu na Califórnia em 27 de Fevereiro de 1902 e morreu em Nova Iorque em 20 de Dezembro de 1968. Reflete nos seus romances as próprias dificulades que passou na sua vida, tendo sido servente agricula, pedreiro, repórter etc. alem do Prémio Nobel foi galardoado com o Prémio Pullitzer em 1940. Excerto A minha mulher, a minha Mary, adormece como se fecha a porta de um armário. Quantas vezes a contemplei com inveja? Enrosca o lindo corpo como se se instalasse num cassulo, suspira, os olhos fecham-se e os lábios tomam a forma daquele sorriso sábio e vago dos antigos deuses gregos....
- Mr. Baker, é inúltil que nos percamos em pormenores. Sabe melhor que eu a forma lenta e segura como meu pai perdeu a fortuna dos Hawley. Eu estava na guerra. Como se passou isso ? - As suas intenções eram boas, mas as suas decisões... - Bam sei que ele era imprudente... mas como aconteceu aquilo? -Bom. A época era propícia a extravagantes colocações de capital. Ele fez investimentos incoerentes.
Já que parecem estar em maré de recomendações literário-políticas, leiam tb a vida do Speer, o arquitecto de hitler (edições livros do brazil)... Tanto entusiasmo adolescente pela arquitectura,levou-o a ministro da guerra nos últimos anos do nazismo... (Konzentrationläger, er wuSte nicht!...) E, pasmece,esta "ingenuidade" fê-lo salvar o pelo em Nuremberga...
"O Inverno do Nosso Descontentamento", assinala a consagração do autor John Steinbeck como Prémio Nobel da Literatura em 1962.
ResponderEliminarOscar Silva
Embora este livro para mim não se compare ao seu fabuloso "As Vinhas da Ira" de 1939, mostra a sua categoria como um dos mais lidos escritores norte-americanos da actualidade.
O livro relata-nos a história do jovem Ethan Hawley, descendente de uma familia muito rica mas que ficou na ruina financeira. Ethan foi forçado a aceitar a humilde posição de balconista no armazém de um emigrante italiano com um passado desconhecido.
Ethan fica constantemente dividido entre a sua vontade de ser integro e o chamamento da riqueza e da gloria que tiveram os seus antepassados.
Steinbeck faz-nos penetrar na amargura e na infelicidade do seu personagem, que questiona a sua relação com a esposa, filhos, patrão, clientes e amigos.
Ethan começando por apresentar uma moralidade a toda a prova, vai-se transformando gradualmente, acabando por alcançar o sucesso fianceiro mas à custa de varios golpes de duvidosa moralidade.
John Steinbeck nasceu na Califórnia em 27 de Fevereiro de 1902 e morreu em Nova Iorque em 20 de Dezembro de 1968.
Reflete nos seus romances as próprias dificulades que passou na sua vida, tendo sido servente agricula, pedreiro, repórter etc.
alem do Prémio Nobel foi galardoado com o Prémio Pullitzer em 1940.
Excerto A minha mulher, a minha Mary, adormece como se fecha a porta de um armário. Quantas vezes a contemplei com inveja? Enrosca o lindo corpo como se se instalasse num cassulo, suspira, os olhos fecham-se e os lábios tomam a forma daquele sorriso sábio e vago dos antigos deuses gregos....
- Mr. Baker, é inúltil que nos percamos em pormenores. Sabe melhor que eu a forma lenta e segura como meu pai perdeu a fortuna dos Hawley. Eu estava na guerra. Como se passou isso ?
- As suas intenções eram boas, mas as suas decisões...
- Bam sei que ele era imprudente... mas como aconteceu aquilo?
-Bom. A época era propícia a extravagantes colocações de capital. Ele fez investimentos incoerentes.
LER STEINBECK É FUNDAMENTAL!
ResponderEliminarMAS, JÁ AGORA, NÃO DEIXEM DE LER O RICARDO III DE SHAKESPEAR, ONDE ELE FOI BUSCAR O TÍTULO DO SE ROMANCE...
Já que parecem estar em maré de recomendações literário-políticas, leiam tb a vida do Speer, o arquitecto de hitler (edições livros do brazil)...
ResponderEliminarTanto entusiasmo adolescente pela arquitectura,levou-o a ministro da guerra nos últimos anos do nazismo...
(Konzentrationläger, er wuSte nicht!...)
E, pasmece,esta "ingenuidade" fê-lo salvar o pelo em Nuremberga...
Excellent location and beautiful gorgeous useful and a variety of information to suit everyone
ResponderEliminarLER STEINBECK É FUNDAMENTAL!
ResponderEliminarMAS, JÁ AGORA, NÃO DEIXEM DE LER O RICARDO III DE SHAKESPEAR, ONDE ELE FOI BUSCAR O TÍTULO DO SE ROMANCE...