sábado, 12 de fevereiro de 2011

Memórias Afectivas IV


Gérard Castello-Lopes
(06 de Agosto de 1925 - 12 de Fevereiro de 2011)



No dia do falecimento de Gérard Castello-Lopes, vale a pena (re)ler a entrevista ao Público, publicada em 2004.

1 2

1 comentário:

  1. Humberto Delgado assassinado pela PIDE há 46 anos



    «Assinala-se a 13 de Fevereiro a data da morte de Humberto Delgado, assassinado há 46 anos pela PIDE, nas cercanias de Olivença numa operação intitulada “Operação Outono” destinada ao “cerco e aniquilamento” do General sem Medo que se apresentou como candidato à Presidência da República em 1958 contra o regime de Salazar.

    “Operação Outono” é também o título do filme de Bruno de Almeida que já está em fase de rodagem. Baseado no livro “Humberto Delgado, Biografia do General Sem Medo” de Frederico Delgado Rosa, neto do General, este filme retrata os detalhes da operação que levou a brigada da Pide, chefiada pelo agente Rosa Casaco, a cometer um dos assassínios mais brutais do Estado Novo.

    O papel de Humberto Delgado é desempenhado pelo actor americano John Ventimiglia, conhecido da série “Os Sopranos”, e com o qual Bruno de Almeida já fez três filmes. “Operação Outono”, produzido por Paulo Branco, conta no elenco com os actores Nuno Lopes, Nicolau Breyner, Rogério Samora, Marcello Urgeghe, Ana Padrão, Carlos Santos, Fernando Lopes, Carla Chambel, Diogo Dória, Pedro Efe, Adriano Carvalho, Cleia Almeida, Carlos Paulo, Filipe Vargas, entre muitos outros. Conta também com uma participação especial de Camané.

    As filmagens estão a decorrer entre Portugal e Espanha e o filme, que tem o apoio do ICA, da RTP e da Fundação Humberto Delgado, estreia nos cinemas no final de 2011.»

    (Press Release da Fundação Humberto Delgado)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails