terça-feira, 29 de março de 2011

Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011



O arquitecto Eduardo Souto de Moura foi o laureado do Pritzker Architecture Prize 2011, o maior galardão mundial na área da arquitectura.

(notícia aqui, aqui e aqui)

3 comentários:

  1. Eduardo Souto de Moura é o vencedor do “Nobel da Arquitectura, sucedendo assim a nomes como Oscar Niemeyer, Frank Gehry, Jean Nouvel, Rem Koolhaas ou Álvaro Siza.
    O prémio Pritzker é considerado como o “Óscar” da Arquitectura e este ano vai distinguir o arquitecto português, que já havia sido distinguido em 1998 com o Prémio Pessoa e recebeu o 1.º Prémio da I Bienal Ibero-Americana pela reconversão do Convento de Santa Maria do Bouro em pousada, além do Prémio Sécil em 2004.

    ResponderEliminar
  2. .Projecto do novo Hospital de Évora liderado por consórcio de Souto Moura – Actualização
    27 de Novembro de 2009 às 05:30:00 por Ana Rita Sevilha
    O projecto do consórcio que junta os ateliers Rui Pinto Gonçalves, PinaArq, Souto Moura Arquitectos e Manuel Abreu Arquitecto lidera as propostas para a execução do novo Hospital de Évora.
    Orçado em 67 milhões de euros, sem contar com o equipamento hospitalar, a construção do novo Hospital de Évora materializar-se-á num edifício com uma área bruta de construção de 78.035 metros quadrados, sendo que o projecto prevê ainda 170.266 metros quadrados para espaços verdes e 1.605 lugares de estacionamento, indica o Jornal de Negócios (JdN).
    No âmbito do processo de atribuição do projecto desta cidade alentejana, neste momento encontra-se a terminar a fase de audiência prévia, frisa o JdN, período em que os restantes concorrentes ainda se podem pronunciar quanto ao resultado.
    O Construir tentou confirmar os resultados junto da administração do Hospital de Évora, que revelou não confirmar nem desmentir a notícia que dá a esta consórcio a vitória, remetendo para o final do ano qualquer declaração.

    ResponderEliminar
  3. Souto Moura visitou Coliseu de Viana do Castelo Souto Moura visitou Coliseu de Viana do Castelo
    O prestigiado arquitecto Souto Moura, autor do projecto do futuro Coliseu, esteve em Viana do Castelo para uma visita à empreitada de construção do edifício, que deverá estar concluída em 2010. Durante a visita, que integrou os membros do executivo da Câmara Municipal, o arquitecto acompanhou de perto o andamento da obra, já considerada como “estruturante” para a oferta cultural do concelho.

    A empreitada de construção do pavilhão multiusos, que já implicou o processo de perfuração e injecção de betão a jacto para defender a estrutura da invasão de água junto à linha do rio Lima com a implantação de 800 colunas em betão com oitenta centímetros, parcialmente sobrepostas, e a construção da laje de fundo que serve de base ao edifício, está neste momento, na fase de execução as lajes do rés-do-chão do edifício e, em obra, estão a ser fabricadas e aplicadas as estruturas metálicas que apoiarão a parte de vidro, que caracterizará o edifício transparente.

    O equipamento, desenhado por Souto Moura, terá uma área de implantação de 3.792 metros quadrados com 70,1 metros de cumprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros de altura. Situado junto ao rio Lima, o Coliseu estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras. A capacidade do equipamento multiusos é de cerca de duas mil pessoas, podendo o número aumentar para 2700 nos casos de concertos musicais em que se assiste em pé. Para congressos e espectáculos, terá um palco com 15 por cinco metros, com capacidade de extensão até 15 por 15 metros, de acordo com as necessidades específicas de cada evento.

    O Coliseu vai nascer ao lado da nova Biblioteca Municipal, projectada por Álvaro Siza Vieira, e da Praça da Liberdade, com edifícios administrativos da autoria de Fernando Távora.



    Viana do Castelo, 07 de Janeiro de 2010

    Gabinete de Imprensa

    Câmara Municipal de Viana do Castelo

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails