sábado, 26 de março de 2011

A matilha neoliberal


O dia de ontem foi particularmente esclarecedor quanto ao que poderemos esperar caso o PSD vença as próximas eleições legislativas. Não nos referimos à indigente entrevista de Pedro Passos Coelho à SIC, mas sim às declarações de António Carrapatoso, figura escolhida pelo líder do PSD para dirigir o "Movimento Mais Sociedade".

António Carrapatoso, chefe de fila dos neoliberais radicais que rodeiam Passos Coelho,  defende que o único caminho para o equilíbrio das contas públicas passa pela diminuição do peso dos gastos públicos com salários e apoios sociais, dos actuais cerca de 34% do PIB para 27 a 29%, acrescentando ainda que não se pode colocar de parte a eliminação do pagamento do 13º mês.

O momento afigura-se ideal para os objectivos desta direita neoliberal, que não esconde a sua ansiedade de colocar em prática uma agenda política, económica e social que tem como único objectivo a destruição sistemática e completa do Estado Social.
Sob o pretexto da inevitabilidade das medidas, e com o beneplácito de Bruxelas, a matilha neoliberal espreita a oportunidade há muito esperada de privatizar a saúde e a educação, de flexibilizar e desregular (ainda mais) o mercado de trabalho, de diminuir (ainda mais) os apoios sociais.

Se dúvidas existissem, e para nós não existiam, ficou ontem claro que o programa do PSD mais não é do que uma continuidade das políticas económicas e sociais recessivas, levadas a cabo pelo governo de José Sócrates.

O que está em jogo nas próximas eleições não será apenas a substituição de um governo por outro.
O que se joga nas próximas eleições é a capacidade de invertermos o rotativismo entre o neoliberalismo do PS e o neoliberalismo radical do PSD.

Só depende de nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails