sábado, 12 de março de 2011

Foi o povo, pá


200.000 mil em Lisboa, 80.000 no Porto (na foto), 6.000 em Faro, mais uns quantos milhares espalhados pelas restantes cidades onde estava agendado o protesto...

Ao contrário do que vaticinavam os comentadores do costume (que interessante será assistir, nos próximos dias, às reacções de Helena Matos, de Pacheco Pereira, de Miguel Sousa Tavares...), o povo saiu às ruas e fez-se ouvir.

Hoje, nas ruas, não esteve apenas uma geração, estiveram várias e todas disseram em uníssono: "Basta! Estamos Fartos!"

Hoje, o país à rasca manifestou-se e os que têm medo da rua sofreram um sobressalto.
Habituem-se, viemos para ficar.


(notícias: Público, ionline, DN)


1 comentário:

  1. Pânico em directo
    por Sérgio Lavos

    Foram no mínimo 160 000 (corrigido). Números da polícia que nem vale a pena discutir. No entanto, há senadores do regime que preferem cobrir-se de ridículo, insistindo nos 30, 35 000 ou falando do tal especialista em contagem de pessoas que o Público contratou há uns tempos. E isto num post publicado às 7.05, depois de tudo ter terminado. Outros há também que se indignam com o "espantoso relato jornalístico" da manifestação, tremendo com um regresso ao tempos do PREC e aos "comícios em directo". Este súbito pânico apenas pode deixar contentes os manifestantes e todos os que estavam representados lá - não, não foi só um protesto da geração à rasca, foi um aviso sério da sociedade a quem está a decidir, ou decidiu, o (mau) rumo do país. Há dúvidas sobre o que fazer a seguir com estes 160 000 (números da polícia). E talvez acabem por ser apenas um acontecimento antecedendo a mais do que previsível queda do Governo. Mas só o facto de haver quem tente iludir factos indesmentíveis ou se exalte com a - não rir nesta parte, por favor - cobertura que as televisões fizeram à maior manifestação apartidária desde o 25 de Abril, seria suficiente. Tudo será possível. E essa é a maior vitória.
    *A imagem, encontrada nesse orgão de informação situacionista que se chama El País, mostra uma pequena parte da manifestação do Porto. Pela minhas contas, serão cerca de 24 pessoas e um caniche. Não, perdão, 25. E um cão-de-água. Um flop.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails